Dúvidas frequentes

Porque a sua identificação através de documentos é muito importante?

Existem muitos nomes iguais. Tenha sempre em mãos o RG ou outro documento de identificação com foto. Outros documentos muito importantes são as carteirinhas dos convênios, traga sempre que for realizar seus exames. No caso de entrega de resultados via internet ou email, solicite orientações da equipe de atendimento do LAB. SANTA CECÍLIA.

O que é jejum?

Jejum é a definição da necessidade de não alimentar-se por um tempo determinado. Ele é requisito básico para uma série de exames laboratoriais e deve ser sempre respeitado. Ao consultar o LAB. SANTA CECÍLIA sobre exames, aproveite para verificar a necessidade e o tempo de jejum recomendado para eles.

Exame de sangue tem que ser sempre em Jejum?

Nem todos. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia e triglicérides exigem que você fique várias horas sem comer. O tempo de jejum varia de acordo com o exame, solicite orientações da equipe de atendimento do LAB. SANTA CECÍLIA.

Posso beber água antes de colher os exames?

Pode, mas a água deve ser tomada de forma moderada, pois o seu excesso pode interferir nos exames de urina ou exames de osmolaridade sérica ou urinária.

Então quanto mais tempo eu ficar sem me alimentar, melhor para o resultado do exame?

Não, cada exame tem o tempo de jejum definido como necessário para a obtenção dos melhores resultados. Existem exames, inclusive, que sequer necessitam jejum. Jejuns muito prolongados podem vir a prejudicar o resultado final de alguns exames. As recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) orientam que, para amostras de sangue, deve ser evitado jejum superior a 16 horas.

Qual o jejum correto para lactentes e crianças?

O ideal é que o sangue seja coletado no intervalo entre as mamadas. Para os exames de Ferro Sérico e Triglicérides, deve-se colher em jejum de pelo menos 2 horas.

Alguns médicos dispensam jejum para alguns exames e pelas instruções do Laboratório Santa Cecília é necessário. Qual orientação seguir?

A boa prática laboratorial recomenda que, para a maioria dos exames de sangue, a coleta seja realizada após um período mínimo de quatro horas de jejum, para o indivíduo adulto. Crianças e recém-nascidos devem ter este prazo reduzido ou até mesmo abolido, dependendo de cada situação clínica. Para cada exame, porém, pode haver necessidade de orientação específica, pois a concentração das substâncias absorvidas, como a glicose, por exemplo, varia de acordo com o tempo após a ingestão do alimento. Em contrapartida, um tempo de jejum muito prolongado também causa variações. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o maior grau de confiabilidade dos resultados.

Como deve ser a minha alimentação na véspera dos exames?

Mantenha sua alimentação normalmente, seguindo apenas o tempo de jejum recomendado quando aplicável. Cuidado apenas com os excessos (pizzas, churrasco, feijoada, entre outros).

Chimarrão, Café ou chá sem açucar cortam o jejum?

Sim, pois existem nestes alimentos substâncias que podem interferir nos resultados de determinados exames.

Chicletes ou balas sem açúcar (dietéticas) cortam o jejum?

Sim, pois outras substâncias encontradas em chicletes ou balas podem falsear o resultados de seus exames.

E bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

Pode-se fumar antes da coleta dos exames?

A nicotina altera uma série de exames hematológicos (Coagulação, Velocidade de Hemossedimentação, CD4, CD8), hormonais (Cortisol, Prolactina, TSH, ACTH, etc.) e testes de Sobrecarga de Glicose (Curvas Glicêmicas), assim, os pacientes devem se abster de fumar antes dos testes.

Exame de Sangue pode alterar com Exercício Físico?

Alguns, sim, por exemplo, os de glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação. Tanto que, antes de fazê-los, você não pode ter se submetido a qualquer esforço físico. Além disso, lembre-se: os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas. É o que os médicos chamam de condições basais. Em conseqüência, testes feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes dos que você tem.

Por que quando se tira sangue para exame, às vezes o local fica roxo?

Isto se chama hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. A compressão do local da coleta venosa deve ser realizada para minimizar a possibilidade de aparecimento de hematoma (mancha roxa). O hematoma ocorre pelo extravasamento de sangue para o tecido sob a pele, oriundo do vaso sanguíneo. Ao comprimirmos o local da punção, minimizamos a possibilidade de ocorrer este extravasamento e, consequentemente, de surgir uma mancha roxa. Outros cuidados que devem ser observados após a coleta são: manter o braço estendido e não carregar peso naquele braço. Mesmo com estes cuidados, a formação de hematomas é a intercorrência mais comum da punção venosa e pode ter outras causas, como veias finas, delicadas, com muita pressão, uso de medicamentos que alteram a coagulação do sangue, entre outros.

Porquê os tubos de coleta de sangue tem cores de tampas diferentes?

Foi padronizado cores nas tampas dos tubos de coleta para facilitar a identificação do anticoagulante contido no seu interior, garantindo assim uma coleta correta, pois determinados exames necessitam de anticoagulantes específicos.

Qual a diferença entre o exame de BHCG qualitativo e BHCG quantitativo?

BHCG qualitativo é utilizado para obtenção de um resultado visual, qualitativo, de detecção precoce da gravidez. BHCG quantitativo indica para o médico o tempo de gestação, bem como auxilia no diagnóstico de outras patologias.

Remédios interferem em exames laboratoriais?

Alguns, sim, portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso algum deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado. Sim, alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se existe alguma infecção, porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, conseqüentemente, consulte o seu médico antes de fazer o exame. Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado. Até no máximo 2 horas após a coleta, para que microorganismos contaminantes não influenciem no resultado do exame.

Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

Sim, alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se existe alguma infecção, porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, conseqüentemente, consulte o seu médico antes de fazer o exame.

Mulher menstruada pode fazer exame de sangue?

Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado.

Se a coleta de urina for realizada em casa até quanto tempo posso levá-la ao laboratório?

Até no máximo 2 horas após a coleta, para que microorganismos contaminantes não influenciem no resultado do exame.

Dói colher sangue para exame?

Em geral causa apenas um leve incômodo, pois o procedimento é muito rápido. Mas isso é muito variável, pois depende da sensibilidade de cada pessoa e da destreza do profissional que realiza a coleta.

O que é uma nova coleta?

Existem alguns fatores presentes no sangue e/ou outros materiais que podem interferir nos resultados dos exames. Se ocorrer com o seu exame, a equipe do LAB. SANTA CECÍLIA irá entrar em contato, para solicitar uma nova coleta, assim o exame será refeito conferindo maior qualidade ao resultado, sem qualquer despesa para você.

Qualquer pessoa pode retirar meus resultados no laboratório?

Não, só será possível retirar o laudo com o protocolo fornecido pelo laboratório no momento da coleta, identidade (RG) ou autorização prévia do paciente. Lembramos que esta burocracia é necessária para que seja mantido a segurança e confidencialidade do laudo.